Campeão Mineiro Módulo II: Raphael Rondow participa de comemoração do Itabirito Futebol Clube
agosto 14, 2023Raphael Rondow celebra instituição do Programa Escola de Esportes como política pública municipal
novembro 27, 2023Visando aprimorar a prática esportiva e e a oferta de benefícios mentais para os praticantes, o programa MoviMente foi criado para ofertar para a população jovem e adulta de Itabirito atividades gratuitas de prática de atividades físicas.
“É importante investir na qualidade de vida da população. O Movimente é um programa importante desenvolvido a fim de promover a saúde e bem-estar, criando espaços e oportunidades para a prática de atividades físicas e esportivas, além de incentivar a adoção de hábitos saudáveis que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores de Itabirito por meio do esporte”, destaca Raphael Rondow.
O projeto que surgiu em 2019 foi reformulado nos últimos anos e, atualmente, atende gratuitamente à população com turmas de ginástica localizada, treinamento funcional, corrida, caminhada orientada e ritmos. Os usuários participam de forma ativa das atividades e de outros eventos promovidos pelo projeto, como aulões, rodas de conversas, dentre outros.
Em 2023 surgiu a necessidade de ampliar o alcance do programa. Surgiu então o Movimente+, dedicado a idosos com mais de 60 anos. Ações como encontros regulares de grupos, acompanhamento com profissionais da saúde e aulas de ginástica fazem parte do programa. Recentemente foi incorporado o vôlei adaptado para terceira idade.
O vôlei adaptado tem se destacado entre os esportes praticados por pessoas com mais de 60 anos em razão dos benefícios oferecidos. Além de melhorar a flexibilidade, agilidade e coordenação motora, o vôlei adaptado contribui significativamente para a autoestima e estrutura corporal dos idosos, promovendo bem-estar.
“O projeto visa um envelhecimento ativo e saudável. Além de exercitar músculos e articulações, o vôlei adaptado contribui para a prevenção de doenças e melhora da cognição, ampliando a capacidade cerebral de processamento de informações”, acrescenta Raphael Rondow.